Alimentos Alcalinos

alimentos-ricos-em-acido-folico-743857Parece que a nova moda entre as dietas são os alimentos alcalinos. Nessa dieta você passa a consumir mais alimentos alcalinos e cortar alimentos ácidos, tudo isso porque os alcalinos fazem com que o corpo não gere tantos resíduos. Saiba mais no texto abaixo:

A ideia dessa nova modalidade é que você consuma alimentos que deixam o sangue mais alcalino, promovendo dessa forma a saúde do organismo. Isso porque quanto mais alcalino o sangue, menos resíduos o corpo gera. Na prática significa uma diminuição da retenção de líquidos, menos inflamações e menos inchaço.

Alguns exemplos de alimentos alcalinos: frutas como melão, maçã, mamão, figo, frutas cítricas e secas, castanhas, folhas verdes, brócolis, abobrinha, abóbora, batata doce, lentilha, couve, espinafre.

No grupo dos alimentos ácidos (ou aqueles que você deveria cortar): estão o café, o chocolate, as bebidas alcoólicas, os refrigerantes, o sal, o açúcar (incluindo o de doces), carne vermelha, peixe, leite e derivados (incluindo iogurte), ovos, farinha branca e produtos industrializados.

Prós e Contras da Dieta Alcalina

Prós: A dieta alcalina incentiva o consumo de alimentos mais próximos ao seu estado natural. Isso significa mais frutas, verduras, e grãos integrais no seu prato. Além disso, a carne vermelha, o leite integral e alimentos mais calóricos como arroz branco, massas e pães, são eliminados.
Com o aumento do consumo de integrais, o sistema digestivo melhora e o índice glicêmico (ou a quantidade de açúcar que existe no sangue) diminui. Você come menos e não sobrecarrega o fígado, que precisa liberar insulina para quebrar o excesso de açúcar no sangue.
Com o pH do sangue mais alcalino, o resultado é o favorecimento da eliminação de resíduos no organismo e a consequente diminuição de líquidos retidos – isso porque quanto mais toxinas consumidas, mais água o corpo retém.

Contras: Mesmo com uma alimentação balanceada, isso não significa obrigatoriamente uma redução no percentual de gordura do corpo. Pode ser que você note alguns quilos a menos na balança, por conta do desinchaço e da perda de líquidos, mais isso não significa que você emagreceu.
Quem gosta de realizar exercícios físicos pode sofrer com essa dieta, porque ela não garante os nutrientes necessários para a prática de esportes. Sem a carne na dieta pode ser que a taxa do seu colesterol diminua, mas pode faltar proteínas para a fabricação de tecido muscular.
Como toda dieta feita sem acompanhamento especializado, a alcalina pode ser perigosa, porque não está se considerando as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Pessoas com anemia, por exemplo, não podem restringir a carne vermelha do prato.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 1 = seis

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>