Raiva, sarna, toxoplasmose e até tuberculose. As doenças transmitidas por animais domésticos podem ser bem graves. No entanto, com medidas simples é possível evitar os problemas de saúde que eles podem transmitir para os donos.
Algumas das principais enfermidades são:
Raiva – trata-se de uma das doenças transmitidas por animais domésticos mais comuns. Esta doença pode ser transmitida por cães, gatos, ratos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres por meio de mordidas ou por lambidas em mucosas ou partes lesionadas da nossa pele. Em humanos, podem causar inquietude, perturbação do sono, febre, alucinações e até crises convulsivas.
Toxoplasmose – adquirida pela ingestão de água e alimentos contaminados com microrganismos presentes nas fezes de gatos, bem como em carnes cruas ou malpassadas,principalmente de porco e de carneiro. É especialmente nociva para gestantes, já que pode ser transmitida para o feto. Os sintomas são parecidos com os da gripe. E em pessoas imunodeprimidas podem apresentar convulsões e infecções respiratórias como pneumonia e tuberculose.
Psitacose – é transmitida por meio de poeira com dejetos de animais doentes, como aves como papagaio. Os sintomas são febre, prostração, tosse, cefaleia e calafrios e, mais raramente, um quadro pulmonar semelhante a uma pneumonia atípica.
Criptococose – esta doença está presente principalmente nas fezes de aves como pombos. A meningite é a consequência mais grave.
Bicho geográfico – é encontrada principalmente em locais onde há cães e gatos. O problema é ainda pior em regiões como praias e terrenos arenosos, onde o animal de estimação deposita suas fezes contaminadas. Entre os sintomas estão coceira, vermelhidão na pele, inchaço e lesões.
Sarna – a sarna presente em animais domésticos como cães e gatos tem alto potencial de infecção. Entre os sintomas estão coceiras e lesões, que podem surgir nas dobras e articulações, especialmente entre os dedos das mãos, axilas, punhos, cotovelos, nádegas e joelhos.
Doenças transmitidas por animais domésticos podem ser evitadas
É praticamente impossível manter-se afastado de um animal de estimação. Mesmo que você não os tenha em casa, certamente terá contato com eles na casa de familiares, amigos, na escola ou mesmo na rua. Apesar dos riscos das doenças transmitidas por animais domésticos, é possível evitá-las e proteger-se com alguns cuidados simples:
- Lave as mãos depois de brincar com amimais domésticos;
- Evite mordidas e arranhões de animais;
- Cubra machucados e arranhões antes de interagir com qualquer animal;
- Não consuma alimentos ou bebidas perto de animais domésticos;
- Supervisione as crianças que vão brincar com pets;
- Não deixe brinquedos e utensílios como chupetas perto dos animais.