Filhos de mães que passaram por muito estresse na gravidez correm o risco de ter problemas comportamentais. Por isso, é importante saber identificar os primeiros sinais de estresse e adotar alguns procedimentos simples no dia a dia para que você e o seu bebê sejam afetados o mínimo possível.
Problemas financeiros, de relacionamento, de trabalho… Durante situações muito estressantes, nosso organismo libera o hormônio cortisol. Se uma grávida estiver passando por um período de estresse, o hormônio pode penetrar na corrente sanguínea e chegar até a placenta. Quando isso acontece, há o perigo da substância influenciar o desenvolvimento emocional do feto.
Como nem sempre é fácil identificar os sinais do estresse, na dúvida, o melhor é procurar a ajuda de um especialista. Ele poderá fazer um diagnóstico preciso, indicar o melhor tratamento ou terapia e dar dicas de como aliviar o estresse na gravidez. Apesar disso, vale a pena prestar atenção a alguns dos sintomas de estresse mais comuns na gravidez:
- Dores de cabeça;
- Dificuldades para dormir;
- Pulsação acelerada;
- Pensamentos obsessivos.
Como aliviar o estresse na gravidez com dicas simples
É muito difícil manter-se o tempo todo longe dos fatores que causam estresse e evitar que eles afetem você. Entretanto, existem dicas e técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar o estresse durante a gravidez.
Massagem – é uma das melhores maneiras de relaxamento e uma ótima maneira de aliviar o estresse na gravidez. Há diversas massagens relaxantes adequadas a grávidas, mas consulte um médico antes. Ele poderá indicar o período da gestação liberado para massagens e como o seu parceiro pode te ajudar com isso.
Meditação – pesquisas mostram que a meditação reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Você pode procurar por aulas de meditação, ioga ou mesmo dedicar alguns minutos do seu tempo para praticá-la em casa, pois existem vídeos que ensinam diferentes técnicas de concentração e de controle da respiração.
Exercícios – trinta minutos de exercícios leves ou moderados por dia, como caminhadas, também ajudam a manter os níveis de cortisol e a ansiedade controlados. Antes de começar sua rotina de treinos, no entanto, é importante consultar um médico ou especialista.
Alimentação – um outro exemplo simples de como aliviar o estresse na gravidez é a alimentação. Refeições saudáveis, além de ajudar a reduzir os níveis de estresse, mantêm a saúde da mãe e do bebê sob controle.
Descanso – noites mal dormidas e falta de tempo para descansos regulares elevam o nível de estresse e irritabilidade. Por isso, por mais agitada que seja sua rotina, permita-se momentos de descaso.
Caso não esteja conseguindo controlar a ansiedade e não conheça outras maneiras de aliviar o estresse na gravidez, procure um clínico geral. Ele saberá avaliar o seu caso e, se for necessário, poderá indicar um especialista para prescrever o melhor tratamento para você.
Lembre-se que tomar remédios por conta própria é sempre uma má ideia. Principalmente se você estiver grávida. Só o médico é capaz de indicar os medicamentos mais adequados e que não coloquem o bebê em risco.