Pele seca e desejo por doces podem ser sinais de desidratação. Entenda os sinais que seu corpo dá quando precisa ingerir mais água.
A água tem um papel fundamental no nosso organismo, ela é reguladora de muitas funções de nosso organismo, que vai desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório. A quantidade de água que temos no nosso organismo influencia diretamente no seu bom funcionamento. É importante lembrar que perdemos líquido em diferentes ocasiões, por exemplo, através da respiração, eliminação da urina e do suor, que impede que nosso corpo atinja temperaturas elevadas e possa seguir com o melhor de sua eficiência em condições estáveis.
Se há água em abundância para repor as perdas, não há problema. Mas, se falta água todo o corpo começa a se adaptar para minimizar as perdas, quando isso ocorre, temos um quadro de desidratação. Com a falta de água, nosso corpo passa a reduzir ou cortar o funcionamento de algumas atividades, gerando alguns sintomas que podem servir de alerta. A seguir os principais sinais de desidratação:
• Prisão de ventre
• Boca seca e poucas lágrimas
• Alteração na urina
• Pele seca
• Queda da pressão arterial
• Câimbras
• Sentir vontade de doces e carboidratos
Crianças e idosos tendem a ter maior risco de desidratação, as crianças por conta da baixa superfície corporal e os idosos normalmente não sentem cede ou esquecem de ingerir água.
A desidratação severa é um caso de emergência médica, pode causar sintomas como sede extrema, fadiga ou sonolência em bebês e crianças, irritabilidade e confusão mental em adultos, pouca ou nenhuma micção, batimento cardíaco rápido; respiração rápida; febre. Nos casos mais graves, delírio ou inconsciência.
Aryã Vassura
Por MinhaVida