Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
1. A regra mais importante para prevenir o câncer é PARAR DE FUMAR.
2. A alimentação saudável é responsável por diminuir em, pelo menos, 40% as chances de desenvolvimento de neoplasias malignas. Incluir no cardápio diário mais frutas, legumes, verduras e cereais e diminuir os alimentos gordurosos, salgados e enlatados é uma decisão que trará mais saúde. Uma dieta saudável deve conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Prefira as gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, o óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que essas gorduras não devem ser expostas a altas temperaturas. EVITE gorduras de origem animal e algumas gorduras vegetais.
3. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada ou, pelo menos, limitada.
4. Homens, entre 50 e 70 anos, durante a consulta médica, devem ser orientados sobre a necessidade da realização de exames para a detecção do câncer da próstata. Aqueles que possuem histórico familiar de pai ou irmão com a doença antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 45 anos.
5. Pratique atividades físicas, moderadamente, durante, pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
6. O exame clínico anual das mamas deve ser incluído na rotina das mulheres com 40 anos ou mais. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As que têm caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiveram câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
7. O exame preventivo ginecológico deve ser realizado periodicamente pela mulheres com idade entre 25 e 64 anos.
8. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.
9. A exposição prolongada ao sol deve ser evitada, entre 10h e 16h. Além disso, o uso de proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar deve ser uma prática cotidiana. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure também usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10. A higiene oral (escovação dos dentes e limpeza da língua) deve ser feita diariamente, além de consultas regulares ao dentista.
Aryã Vassura