A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) surgiu através de um estudo realizado nos Estados Unidos, que avaliou o efeito da dieta sobre a pressão arterial. Inicialmente, essa dieta tinha o objetivo de reduzir a pressão arterial de pacientes hipertensos, porém, recentemente, surgiu uma variação com redução calórica, que auxilia na perda de peso, além de melhorar o perfil metabólico de pacientes com síndrome metabólica.
Essa dieta não limita apenas a ingestão de sódio, mas também de gordura saturada e colesterol, que contribuem para ocorrência de doenças cardiovasculares. Carnes vermelhas, alimentos industrializados, embutidos, doces, bebidas açucaradas e álcool devem ser evitados. É uma dieta que incentiva o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leite e derivados com baixo teor de gordura, e alimentos fontes de gordura monoinsaturada.
De acordo com essa dieta, a gordura total deve representar 27% da alimentação, sendo até 6% de gordura saturada e até 150 miligramas de colesterol. Os carboidratos são responsáveis por 55% das calorias da alimentação e as proteínas por 18%. Além disso, o consumo de fibras deve ser de 30 gramas por dia.
Vantagens da Dieta DASH
Essa dieta não faz restrições de grupos alimentares, sendo possível evitar a monotonia tão comum em dietas. Incentiva o consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.
Pacientes hipertensos que associaram a dieta à mudanças no estilo de vida (redução de peso em casos de sobrepeso e obesidade, consumo adequado de gorduras, redução na ingestão de bebidas alcoólicas e sal, abandono de tabaco e prática regular de atividade física) tiveram redução da morbimortalidade decorrentes de doenças cardiovasculares.
Existem estudos que indicam que a dieta DASH pode reduzir a incidência de algumas neoplasias, além de diminuir os riscos de osteoporose, devido ao cálcio presente nos produtos lácteos.
Desvantagens da Dieta DASH
O principal objetivo da dieta não é o emagrecimento, e sim, a redução da pressão arterial. Sendo assim, pessoas que iniciam essa dieta com a finalidade de emagrecer, deverão fazer uma restrição de calorias, para que assim ocorra a perda de peso.
Devido ao incentivo a ingestão de fibras, algumas pessoas sentem dificuldades em seguir essa dieta.
Aryã Vassura