Já ouviu falar da dolomita? Nunca ouviu falar?! A dolomita não é exatamente uma argila, mas é bem parecida. Ela se difere da argila por sua textura muito fina e alta absorção pela pele, e tem vários benefícios para a saúde e tratamentos de beleza.
A dolomita é extraída de rochas de origem calcária (por isso sua cor branca). Depois é purificada por processos tecnológicos adequados, a fim de eliminar contaminantes biológicos e químicos, como vestígios de metais pesados. A dolomita é composta principalmente de carbonato de cálcio e magnésio em uma proporção ideal, favorecendo a absorção desses minerais pelo organismo.
Benefícios da Dolomita
A dolomita possui propriedade alcalinizante, anti-inflamatória, analgésica, calmante, remineralizante, descongestionante, tonificante e relaxante.
A dolomita é importante para o trabalho e desenvolvimento muscular. Participa ativamente no mecanismo do potencial de ação dos músculos. Os músculos contraem com cálcio e relaxam com magnésio. Combate a fadiga muscular e é benéfica em casos de rigidez muscular.
Além disso, a dolomita ajuda na acidez estomacal, azia, diarreia, dor estomacal, flatulência, intoxicação alimentar e má digestão. Ela ajuda na reposição de cálcio, reposição de magnésio e unhas quebradiças.
Fortalece o sistema imunológico e normaliza o metabolismo do organismo. A dolomita ajuda também em casos de processos inflamatórios, TPM e cólica menstrual. A suplementação de dolomita por via oral só deve ser administrada com prescrição médica.
Esse suplemento mineral em forma de pó é também usado externamente com muito sucesso no tratamento de queimaduras, feridas, inflamação na pele, coceiras, ressecamento, herpes e assaduras. Também pode ser usado como máscara facial, prevenindo manchas, acnes, rugas, olheiras e flacidez. Pode ser usada no couro cabeludo para queda de cabelo, fortalecendo o fio e ajuda na caspa seborreica.
Pode ser usado em casos de gengivite, afta e higiene oral. Na pele, é aplicado em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação.
Dolomita para Pele
A máscara de dolomita age diretamente nos poros da pele, penetrando e neutralizando rapidamente a acidez nas áreas onde foi aplicada. Essa máscara tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, calmantes, descongestionantes, relaxantes, revitalizantes e tonificantes.
Dolomita para os Cabelos
As propriedades fortificantes e reestruturadoras da dolomita também podem ser usadas como creme hidratante natural para reequilibrar a produção de óleo no couro cabeludo, combater a seborreia, a queda de cabelo e fortalecer os fios.
Aryã Vassura