É muito comum ocorrer o aparecimento de espinhas principalmente em adolescentes, mas ocorre em adultos também.
O que são:
O nome cientifico é acne, mas todos conhecem como espinha. É uma inflamação dos folículos que se encontram dentro dos poros, quando esses folículos têm uma alta produção de oleosidade ocorre um entupimento dos poros e isso faz com que acumule bactérias e impurezas, trazendo a formação de espinhas que são essas elevações com a ponta esbranquiçada na parte mais inflamada da superfície.
Causas:
O aparecimento das espinhas geralmente é pela inflamação dos folículos que se encontram dentro dos poros, liberando grande quantidade de oleosidade. Mas há outras causas que podem ocasionar no aparecimento das acnes como o desiquilíbrio hormonal que ocorre principalmente na adolescência e na gravidez. O estresse, o suor e alguns tipos de medicamentos podem fazer com que ocorra a aparição das espinhas.
Como tratar:
No tratamento contra a acne ou espinhas é recomendado:
• É importante o uso de produtos cosméticos próprios para peles oleosas ou com acnes, eles ajudam a manter a pele devidamente limpa.
• O uso de pílulas anticoncepcionais no caso das meninas é bastante funcional se a causa for hormonal, os resultados podem ser vistos em cerca de 4 meses.
• Em alguns casos o médico pode receitar algum medicamento como anti-inflamatórios ou antibacterianos, podendo ser em forma de loção, pomada ou comprimido.
• Mudas os hábitos alimentares auxilia bastante no tratamento, evite o consumo de alimentos ricos em gorduras e açucares, como por exemplo frituras, sorvetes e chocolates e fast food. Adote uma alimentação à base de verduras, legumes, peixes e frutas.
• Beber muita água também é importante para facilitar a eliminação de toxinas.
Como prevenir:
• Tenha hábitos alimentares saudáveis
• Faça a limpeza da pele corretamente com produtos de acordo com seu tipo de pele
• Evite o estresse
Importante: NÃO ESPREMA AS ESPINHAS! Quando se espreme as espinhas pode ocorrer como resultado a infecção de outras regiões do rosto e deixar marcas que podem ser permanentes.Aryã Vassura
Por: TuaSaúde & Asepxia