A graviola é uma fruta originaria das Antilhas, de clima tropical ameno, geralmente cresce perto do mar, é um fruto comum, principalmente no norte e no nordeste do Brasil, é usado para chás, sucos, sorvetes e pode também ser consumido ao natural. A fruta tem poucas calorias e é rica de vitaminas e rica em fibras.
Além de ser uma fruta de baixa caloria, a graviola ajuda na dieta por ser rica em fibras, que regula o intestino, mantém a saciedade e afasta a fome. A fruta pode colaborar para o emagrecimento quando consumida in natural, preferencialmente, em forma de suco, chá ou até mesmo cápsulas. No caso de infusão e pílulas, o recomendado é consultar um nutricionista para conhecer a quantidade indicada de acordo com seus objetivos.
Tanto o fruto como as folhas da graviola são muito eficientes para emagrecer, das folhas você pode fazer o chá que é diurético e ajuda a eliminar o liquido retido, podendo tomar até 3 x por dia. O fruto pode ser consumido natural ou ser feito um suco para ser tomado em jejum pela manhã e assim saciar a fome.
Nutrientes de Graviola
• Vitaminas C, B1 e B2,
• Minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio e sódio,
• Antioxidantes flavonoides, polifenóis e saponinas (utilizadas como laxantes e expectorante).
• Triptofano, que auxilia na redução da depressão e ansiedade.
Indicação e benefícios da Graviola
• Diabetes: As fibras ajudam a manter a saciedade e controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
• Reumatismo: Contém propriedades antirreumáticas, que auxiliam na diminuição da dor e inflamação.
• Hipertensão: Rica em potássio e com propriedades diuréticas que ajudam a diminuir a pressão arterial.
• Gastrite, úlceras e infecções no estômago: Contém propriedades antibacterianas, auxiliando na prevenção de problemas no trato gastrointestinal.
• Febre e asma: Atua como antitérmico, antipirético e antiparasitário, atuando contra tosse, febre e baixa sensação térmica, fortalecendo o sistema imunológico.
• Tumores de câncer: Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicam que a folha de graviola pode ajudar no combate do câncer porque possui em sua composição um bioativo que tem efeito antitumoral e anticancerígeno, conseguindo destruir as células tumorais sem prejudicar as normais.
Contra indicações da Graviola
Pessoas com pressão baixa devem evitar consumir o chá da graviola, pois ele faz a pressão arterial baixar ainda mais. O chá das folhas da graviola também é contra indicado para pessoas com caxumba, aftas e feridas na boca, devido à sua acidez.
Gestantes não devem consumir essa fruta, pois ela pode aumentar os riscos de aborto.
Pessoas impotentes devem ter cuidado com a graviola, pois ela tem propriedades sedativas e calmantes.
Aryã Vassura