Nesse artigo vamos falar sobre a saúde bucal, o que causa o amarelamento dos dentes, que acaba tornando um verdadeiro incomodo para muitos, tanto pela aparência quanto pelo que o acompanha. Clique para prosseguir.
Já deve ter tido aquele momento de admiração sobre os dentes de atores e atrizes que você observa nos shows pela TV.
Um dos maiores motivos de pessoas não terem os dentes mais claros que dão uma aparência de melhor higiene e beleza, é devido muitos de nós não termos o interesse de cuidar da aparência.
Entre os fatos mais comuns, o que pode causar a amarelidão dos dentes junto a manchas no esmalte dentário, e seguido de alimentos que marcam esse tecido em nossa boca.
Bebidas ácidas além de manchar os dentes podem até mesmo corroe-los também.
Vícios como cigarro e a falta de cuidado com os dentes também não estão descartados.
Um segundo tipo de mancha muito comentado pelos dentistas, a chamada intrínseca é aquela formada no interior do dente, quando o esmalte já não está protegendo a superfície. Além dos ácidos, alguns medicamentos como antibioticos podem provocar esse tipo de mancha; é por isso que é preciso ter muita cautela na hora de medicar crianças em desenvolvimento – antes dos 8 anos – com alguns antibióticos bastante usados.
Já para adultos, é preciso sempre ter a cautela na hora de usar medicamentos para tratar gengivites, já que em algumas pessoas podem causar a descoloração dos dentes. Por isso é importante tirar as dúvidas sobre o remédio com o seu dentista. Há também casos de descoloração registrados pelo uso da minociclina, usada no tratamento da acne. Há evidências de que alguns medicamentos utilizados para tratar alergias e hipertensão também podem manchar os dentes.
Jonathan Silva