Estamos enganados em pensar que certas flores como lavanda, prímula e camomila só servem para decorar o ambiente e perfumar a casa. Elas tem propriedades medicinais muito importantes para nosso organismo.
• Lavanda:
A lavanda é uma flor da Europa Mediterrânea e tem um pouco da Arábia, da Síria, do Líbano, do Oriente Médio. As mudas são cultivadas em estufas, sem agrotóxicos. Das 54 espécies, apenas quatro se deram bem no Brasil. Isso porque a lavanda gosta de frio, de pouca umidade e de solo alcalino.
Ela tem propriedades relaxantes. É calmante e sedativa. Tem o grande diferencial de trazer equilíbrio para o corpo físico. Para quem quer aquietar os pensamentos e desacelerar, a lavanda é super indicada.
Na cozinha ela divide espaço com legumes e folhas. A flor pode ser usada nos doces, salgados e até gelado. Chá verde com abacaxi e lavanda, bolo de lavanda, sal aromatizado, azeite, vinagre, sorvete de lavanda. São várias as opções.
• Prímula
A prímula ajuda a diminuir a irritabilidade, a retenção de líquido e as dores nas mamas. Ela é considerada pela Anvisa como alimento para a saúde. O óleo da prímula é rico em ácidos graxos essenciais, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir, mas que a gente precisa. São eles que ajudam a acalmar os hormônios.
É um tratamento natural. Entretanto, o óleo só é indicado para os casos mais leves de tensão pré-menstrual. E não adianta nada tomar apenas na véspera da menstruação, o médico irá indicar o melhor modo de usar.
• Camomila
Muita gente usa a camomila para acalmar os nervos, mas ela também tem outros benefícios. O chá alivia cólicas intestinais, ajuda na digestão, diminui quadros leves de ansiedade e pode ser usado para fazer bochecho para melhorar inflamações da boca e gengiva.
A compressa acalma a pele irritada pelo sol, alivia a irritação causada pela rosácea e diminui olheiras e hematomas.
Aryã Vassura