O número de mulheres que tingem os cabelos é grande, elas tingem para mudar a cor natural ou esconder os fios brancos, mas independente do motivo, madeixas tingidas merecem atenção especial.
Manter os fios hidratados, além de ser fundamental para a saúde dos cabelos, aumenta a durabilidade da cor. De acordo com especialistas, antes de passar por um processo de tingimento, os fios precisam estar bem cuidados.
Para isso, a dica é fazer uma boa hidratação 15 dias antes da aplicação da nova tonalidade. Desta forma, o creme de tratamento irá fornecer os nutrientes necessários para que os cabelos fiquem mais resistentes quando for receber a tinta.
O procedimento também irá intensificar o brilho, deixar os fios mais macios e manter a nova cor por mais tempo. A hidratação pode ser realizada uma vez por semana, aplicando o creme no lugar do condicionador.
Já em caso de cabelos muito danificados, os profissionais recomendam não só a aplicação do creme de tratamento intensivo duas vezes por semana como, também, um processo de reconstrução capilar a cada 15 dias.
Sendo assim, a madeixa só irá passar pela coloração quando o cabeleireiro aprovar. O mesmo vale para quem deseja submeter os fios a qualquer outro tipo de química forte.
Outra dica é fazer cauterização a cada 20 dias. A técnica irá repor as proteínas e os aminoácidos necessários para garantir a saúde dos fios, uma vez que cabelos hidratados favorecem a fixação e a durabilidade da cor.
Cuidados específicos para cada tipo de cabelo
Cabelos pretos e castanhos: os fios em tons escuros necessitam de cuidados especiais, pois além de desbotarem, tendem a se tornar frágeis e quebradiços, necessitando de tratamento com produtos específicos. Para dar brilho, o indicado é o uso de um tonalizante da cor natural do cabelo.
Cabelos louros: devem ser hidratados uma vez por semana, além de um tratamento mais profundo a cada 20 dias. Segundo profissionais, reconstruções e cauterizações são indicados nesse tipo de madeixas para repor a massa capilar, além do uso contínuo de produtos indicados para fios louros.
Cabelos ruivos, acobreados e vermelhos: a principal dica é evitar lavá-los com água em temperaturas elevadas, para não desbotarem. Além disso, aplicar shampoos indicados para cores delicadas, que irão manter os fios hidratados antes e depois da coloração, favorecendo a durabilidade da cor.
Aryã Vassura