Existem algumas dúvidas em relação ao anticoncepcional que podem gerar receios sobre a sua utilização. Mas você sabe quais delas são mitos e quais são verdades? Confira algumas respostas abaixo:
Qualquer pessoa pode tomar pílula anticoncepcional?
– MITO. Antes de tomar pílula, a mulher precisa passar por uma consulta com o ginecologista para saber se ela pode ou não tomar o medicamento.
É necessário tomar a pílula sempre no mesmo horário?
– VERDADE. Variar o horário de tomada da pílula pode alterar a quantidade de hormônio que vai inibir a formação de um folículo, interferindo na eficácia do medicamento.
Pessoas que sofrem com problemas de circulação podem utilizar a pílula?
– MITO. As pessoas com problemas de circulação devem sempre ser avaliadas por um médico para verificar se podem ou não usar pílula.
Tomar anticoncepcional por muito tempo pode causar infertilidade?
– MITO. A pílula anticoncepcional preserva a fertilidade da mulher e diminui os riscos de desenvolver várias doenças ginecológicas. Assim que a mulher para de tomar a pílula, a fertilidade já retorna.
O uso contínuo da pílula pode causar câncer?
– MITO. A pílula ajuda a proteger a mulher contra o câncer do ovário e câncer de endométrio.
Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional?
– VERDADE. À noite é a melhor hora para tomar, pois além de tornar mais difícil de esquecer, a mulher estará dormindo e com isso terá menos chances de efeito colateral.
Se a pessoa tomar por muito tempo a mesma pílula, ela perde o efeito?
– MITO. Se você está se dando bem com a sua pílula, está fazendo o seu controle médico e não tem nenhuma contraindicação, você deve continuar com a marca do seu anticoncepcional habitual.
Aryã Vassura