Nesse artigo vamos falar sobre o fungo negro, que veem aterrorizando muitos países por ter um potencial pandêmico além da COVID-19. Clique para saber mais.
A mucormicose é uma infecção de fungos antes considerada rara, causada por um grupo de fungos chamados mucormicetos (fungos mucosos) encontrados no meio ambiente. O mofo deste fungo é comumente encontrado no solo, ar e até mesmo no nariz e muco de humanos. Anteriormente chamada de zigomicose, a mucormicose afeta principalmente os seios da face ou os pulmões de pessoas com imunidade reduzida. A inalação de esporos de fungos pode causar a doença, que também pode ocorrer na pele após um corte, queimadura ou outras lesões cutâneas.
A condição é relativamente rara; afeta apenas uma em 1 milhão de pessoas, mas sua taxa de mortalidade é de 50 por cento.
“Os esporos de fungos estão por toda parte, mas somos muito eficientes em eliminá-los de nossos pulmões. Mas COVID danifica o pulmão. Então você tem um golpe duplo: capacidade reduzida de eliminar naturalmente os esporos e resposta imunológica reduzida como resultado de esteróides ”, citou Arturo Casadevall, microbiologista molecular da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em Maryland, EUA.