Algumas feridas na vagina ou na vulva podem ser devidas por diversas causas, que incluem desde lesões provocadas pelo atrito durante o contato íntimo, alergias a roupas ou absorventes íntimos ou por uma depilação feita sem cuidados necessários, entretanto, em muitos casos, é possível que uma doença sexualmente transmissível, como herpes genital, sífilis ou mesmo cancroide, por exemplo, seja a causa da lesão. Para saber mais, clique aqui e prossiga a leitura.
Em alguns casos mais raros, também é possível que a ferida na vagina seja provocada por alguma doença auto-imune, como a doença de Behçet ou doença de Crohn, ou, até mesmo por um algum tipo de câncer genital, por essa razão, sempre que uma ferida surgir, é importante procurar atendimento do ginecologista, principalmente se estiver acompanhada de outros sintomas, como coceira, dor, corrimento ou sangramentos.
Dependendo da sua causa, a ferida na vagina pode sempre se manifestar de diferentes formas, que vão desde pequenas bolhas, úlceras ou crostas, e que essas podem ser localizar internamente na vagina ou pode se estender aos grandes lábios, vulva e canal períneo. Entretanto, é possível que, ao invés de ferida, surja um caroço na vagina, sendo que a infecção pelo HPV é uma causa preocupante.