Que bebidas devem entrar na dieta infantil a partir dos 6 meses? Ao completar 6 meses, o bebê cumpre a fase de amamentação exclusiva e ganha aval para experimentar não só alimentos sólidos como outros líquidos, além do leite materno. Porém, nem todas as bebidas são bem-vindas.
Ninguém discute que os refrigerantes e sucos de caixinhas são contraindicados para os bebês, pelo excesso de açúcar e corantes artificiais em sua composição, mas o que nem todo mundo sabe é que até os sucos naturais também devem ser evitados no primeiro ano de vida, pois eles contêm uma alta carga de frutose, o açúcar da fruta, levando a picos de insulina, aumentando o risco de obesidade e diabetes no futuro. O leite de vaca também deve ser evitado no primeiro ano de vida da criança, pois é responsável por cerca de 20% das alergias alimentares.
Depois que o bebê completar 1 ano, a preferência é pelas frutas in natura, mas, se os pais decidirem dar suco natural, a quantidade não deve ultrapassar 100 ml por dia e de preferência após as refeições principais.
Os chás verde e mate são outros a serem evitados no primeiro ano por conterem cafeína, que pode prejudicar o sono e causar irritação nos pequenos. Os outros tipos de chá devem ser dados sob recomendação médica, pois existe a possibilidade de apresentarem propriedades inadequadas para o bebê.
Uma bebida que pode e deve ser oferecida em abundância, após os 6 meses, é a água. Conforme o número de mamadas diminui gradativamente, ela se torna uma importante fonte de hidratação para o seu filho.
Aryã Vassura