Plantas Venenosas

Comigo-Ninguém-Pode

Comigo-Ninguém-Pode

No Brasil foram identificados 78 plantas potencialmente tóxicas, muitas estão perto da gente e nem imaginamos o perigo que elas oferecem.
Conheça algumas plantas venenosas e o que elas provocam.

• Muita gente já ouviu falar da ‘comigo-ninguém-pode’. A planta tem esse nome pela crendice de que a planta afastaria o mau-olhado. Por isso, é fácil vê-la em frente às portas. Ela é perigosa e pode levar a morte. Se mastigada, a planta fere a mucosa da boca, faringe e cordas vocais. Nos olhos, ela causa conjuntivite e lesão na córnea.

• A planta ‘espirradeira’ lidera o ranking das venenosas junto com a ‘comigo-ninguém-pode’. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte. A intoxicação pode levar aos sintomas iniciais também: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça.

Esperradeira

Esperradeira

• A ‘camará’ causa diarreia, vômitos e fotofobia. Nunca faça chá com ela. Já a ‘alamanda amarela’ pode causar dermatite na pele e, se ingerida, pode causar vômitos e diarreia fortes, febre e inchaço nos lábios.

Camará

Camará

• O ‘bico de papagaio’, muito procurado no Natal, também está na lista das venenosas. A planta causa coceira, inchaço e, se ingerida, náusea e diarreia. O veneno da seiva da flor pode passar para a comida.

Bico de Papagaio

Bico de Papagaio

• A ‘saia-branca’ é uma planta alucinógena e bastante comum no país. É encontrada em terrenos baldios. Se comida, ela pode causar taquicardia e alucinações. Quando consumida em excesso pode levar à morte.

Saia Branca

Saia Branca

Se você presenciar uma situação de intoxicação, precisa buscar ajuda médica. Nada de leite, líquido, não provoque o vômito. Guarde a planta e leve ao hospital. Você também pode ligar para o SINITOX, um serviço 24h, público, que dá instruções de como proceder em caso de intoxicação.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 8 = quarenta oito

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>