Esse artigo foi surgido por meio de uma pesquisa sobre, costumes de povos asiáticos que não permitem que visitantes entrem com os calçados da rua, apenas com meias ou um calçado apropriado. Vamos entender nesse artigo como funcionam para sua saúde e beleza essa pratica.
Já imaginou em tirar os sapatos para poder entrar na sua casa?
Se entra calçado, temos uma nova recomendação ao seu cotidiano: mude já esse hábito. A maioria dos asiáticos, especialmente os tradicionais japoneses, costumam andar descalços dentro de suas casas. E normalmente, quando eles chegam em casa, eles tiram o sapato antes de passar pela porta de entrada de suas moradias. Você acredita que isso é por acaso? Não, isso é na verdade fruto de um povo com sabedoria milenar na área de higiene e saúde da família.
E agora nós, os ocidentais, com suas pesquisas científicas, estão começando a entender o hábito dos povos orientais, a partir do porque não usam sapatos dentro de suas casas, apenas para poder sair.
A Universidade de Houston nos Estados Unidos da América, realizou uma pesquisa e descobriu que 39% dos sapatos continham bactérias do tipo C. diff, também conhecidas como Clostridium difficile.
Essa bactéria é uma ameaça pública, e é resistente a vários antibióticos recomendados pelos médicos e especialistas.
Os problemas que podem ocorrer são diarreia e, se for o mais grave, a inflamação do cólon das vítimas.
Outro estudo, desta vez na Universidade de Arizona, fez a descoberta de nove formas diferentes de bactérias encontradas na sola dos sapatos.
Para você poder ter ideia, a parte inferior do calçado é mais suja do que assentos sanitários.
O DR. Charles Gerba microbiologista e também professor havia resolvido por fazer uma simples experiência para saber até onde isso é grave.
Jonathan Silva