Entre as dicas estão: não beber de estômago vazio (prefira carboidrato que aumenta a glicemia, como macarrão e batata); evitar alimentos gordurosos; hidratar-se e coma enquanto bebe.
O que é a ressaca?
A ressaca é considerado um estado ou mal-estar causado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que geralmente surge no dia seguinte ao consumo de bebidas.
Ela é composta por um conjunto de sintomas como vômitos, mal estar, enjoo e dor de cabeça que são provocados pela desidratação que o álcool provoca no organismo e pelo trabalho excessivo do fígado para eliminar o álcool do sangue.
Principais Sintomas de Ressaca
Alguns dos principais sintomas da ressaca são:
• Dor de cabeça forte;
• Sensibilidade ao som e à luz;
• Enjoo e vômito;
• Mal estar geral e dores de corpo;
• Dor de estômago;
• Boca seca e muita sede;
• Falta de apetite.
Ressaca depois do Carnaval?
Você bebeu e não conseguiu evitar a ressaca? Calma! Temos a receita para melhorar. Primeiro, hidrate-se. Tome isotônico, água de coco ou água. Faça também uma alimentação bem leve porque o corpo está sensível.
Também é muito importante repousar, já que o corpo sofreu uma intoxicação e precisa se recuperar. Se o vômito for muito intenso, o indicado é tomar um remédio antiemético.
Especialistas explicam que misturar diferentes tipos de bebidas não é melhor ou pior. Qualquer bebida alcoólica é metabolizada no fígado e se transforma em álcool. Não importa se você bebe só cerveja ou se mistura cerveja com vinho. Toda bebida alcoólica em excesso faz mal porque o corpo fica intoxicado.
As mulheres são menos resistentes que os homens. Isso porque o álcool é metabolizado por uma enzima presente no fígado chamada ADH. As mulheres têm menor quantidade se comparada aos homens.
Beba água durante o consumo de álcool, pois ela ajuda a diluir o álcool no estômago e a chance de ficar muito intoxicado é menor. E nunca estimule o vômito – o corpo precisa sentir naturalmente à vontade de expelir aquilo que está lhe causando mal.
Aryã Vassura