Quando uma criança coloca os dedos na boca o alerta dos pais para que ela evite o contato é praticamente automático, pois significaria levar bactérias e germes para dentro do organismo.
A preocupação não é banal ou absurda, mas uma recente pesquisa realizada no Canadá indica que chupar dedo e roer unha pode ser bom para evitar alergias nos pequenos.
O trabalho científico publicado no site do jornal “Independent” se baseia na “hipótese da higiene”, em que as alergias são, em parte, causadas por crianças não foram expostas a germes em uma idade precoce.
Os pesquisadores descobriram que 45% das crianças de 13 anos de idade tinham pelo menos uma reação leve a algo que poderia causar alergias, como animais de estimação, ácaros, poeira, grama, entre outros. Foi observado ainda que entre os pequenos que chupavam o dedo ou roíam as unhas o percentual caiu para 31%.
A ideia é que, ao colocar os dedos na boca, as crianças aumentam a sua exposição a micróbios que afetam o desenvolvimento do sistema imunitário, segundo o trabalho científico que, apesar de apresentar resultados positivos, não recomenda que o hábito seja incentivado aos pequenos.
Aryã Vassura