Muitas são as dúvidas que surgem em torno do sal e sobre se é ou não possível consumi-lo nas refeições. Devido ao seu teor de sódio menor e seu refinamento, o sal marinho é recomendável para pessoas com problemas cardíacos, obesidade, retenção de líquidos ou simplesmente para quem deseja se cuidar mais todos os dias.
Ao incluir sal marinho em nossa alimentação diária, proporcionaremos ao nosso organismo minerais essenciais, combateremos a retenção de líquidos e propiciaremos o bom funcionamento dos rins e das glândulas suprarrenais.
Sal Marinho X Sal Refinado
Primeiramente, você deve saber que o sal “comum” passa por um processo pelo qual são eliminados magnésio e outros minerais. Além disso, o iodo natural é destruído durante seu refino e iodeto de potássio é adicionado em altos níveis, quase sempre tóxicos. Por sua parte, também é adicionado dextrose como estabilizador e um agente branqueador para que o sal tenha a cor que conhecemos.
O sal do mar ou sal marinho, seca naturalmente ao sol. Não tem nenhum processo e contém quantidades microscópicas de vida marinha e iodo natural. É menos branco e levemente úmido. Tem um sabor mais forte, mas é menos usado nas receitas e ainda assim, proporciona os mesmos resultados do sal comum.
Então, se comparamos dentre as características de cada tipo de sal, daremos conta do porque o sal marinho é mais saudável e melhor para o consumo diário.
Benefícios do sal marinho
Ao consumir sal marinho em nossa alimentação diária equilibramos e nutrimos nosso organismo com minerais essenciais. Alguns dos benefícios que este sal nos oferece são:
• É bom para a contração e expansão muscular, estimulação dos nervos, bom funcionamento das glândulas suprarrenais e em outros processos biológicos.
• Proporciona cloreto, que serve para produzir os ácidos necessários na digestão de proteínas, enzimas e carboidratos.
• É excelente para pessoas que precisam equilibrar o peso.
• Por conter magnésio, ajuda na produção de enzimas, na transmissão nervosa, na formação óssea, na resistência às doenças do coração e na criação do esmalte dos dentes.
• Deve ser consumido por crianças pequenas, porque ajuda no desenvolvimento do cérebro.
• Ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e serve para regular a pressão arterial ou frear os níveis altos.
• Elimina os depósitos de sódio prejudiciais que existem no corpo.
• Permite um sono mais profundo, relaxante e longo (se consumido com água quente antes de dormir).
• Limpa as mucosas, a congestão nasal e os seios nasais.
• Mantém os eletrólitos no corpo, essenciais para o processamento de comunicação das células do cérebro.
• Combate a retenção de água e ajuda a dissolver cálculos renais.
Ao contrário do que se crê popularmente, o sal não é ruim se consumido do tipo “marinho”, pois ajuda nosso corpo em vários aspectos e é mais saudável do que o sal comum, que passa por vários processos e recebe vários elementos químicos.
Aryã Vassura