Sete danos provocados pela depilação das axilas

mal-cheiro-axilasHidratação e ingredientes naturais agem contra ressecamento, manchas e pelos encravados.

A pele das axilas é muito sensível, característica que se acentua ainda mais pela depilação frequente da região. Seja qual for o método, do laser à cera quente, a resposta à agressão se revela em manchas, pelos encravados, mau cheiro, ressecamento, alergias, irritações e até assaduras. O problema se agrava ainda mais quando o clima esquenta e, mesmo com a pele mais irritada, você insiste em depilar

• Ressecamento
A depilação seja com cera ou lâmina provoca uma espécie de agressão na pele das axilas e pode deixar a região mais áspera e ressecada. Para evitar o problema, a hidratação precisa ser um ritual diário.

Solução: Como é difícil se lembrar de passar hidratantes nas axilas, o ideal é procurar desodorantes antitranspirantes que já ofereçam este benefício – recentemente, fórmulas com ingredientes naturais menos agressivos, à base de minerais do mar Morto têm se destacado pelo poder hidratante que oferecem. Se, mesmo assim, você sentir um incômodo, aplique hidratantes com efeito calmante ou produtos para pele sensível.

• Manchas
As manchas que aparecem após a depilação são causadas pelo aumento da produção de melanina, um processo conhecido por hipercromia pós-inflamatória. A depilação com cera provoca uma tração que acaba agredindo a pele, quando isso é feito repetidamente, as manchas formadas no local são difíceis de remover, o mesmo ocorre com as lâminas, que provocam um micro trauma ao retirar a camada natural de oleosidade que protege a pele.

Solução:  Se as manchas já incomodam, é preciso consultar um dermatologista e pedir a recomendação de cremes clareadores sem ácidos agressivos, ou seja, sem estímulo à renovação celular, logo após a depilação, o ideal é só lavar com água e sabonete antisséptico, prevenindo a proliferação de bactérias e fungos nas dobras do corpo (regiões quentes e úmidas). A depilação a laser é o método mais indicado para evitar as manchas escuras.

• Pelos encravados
O encravamento do pelo ocorre quando o poro por onde ele sai fica obstruído, e o pelo não consegue romper a pele. No local, aparece uma lesão avermelhada, inflamada, chamada de foliculite.

Solução:  Para evitar os pelos encravados, a depilação a laser é unânime entre os especialistas consultados. Como o método ainda não é acessível para todos, em função do preço alto, a maioria indica a esfoliação como solução para o problema, mas com algumas ressalvas.

• Mau cheiro
O mau cheiro das axilas pode aparecer por conta dos processos inflamatórios ou infecciosos ocasionados após a depilação. Esses processos facilitam o aparecimento de micro-organismos que liberam as toxinas com mau cheiro – o odor é semelhante àquele provocado pelo suor excessivo.

Solução: Evite o uso de roupas sintéticas, elas retêm a transpiração e colaboram para o aumento de bactérias que causam o mau cheiro. Use de sabonete antisséptico à base de triclosano (2%) para uma higiene mais rigorosa. Além de manter a axila bem limpa e usar desodorantes que não agridem a pele, pomadas com antibiótico ajudam quem sofre com inflamações frequentes.

• Alergias
Também conhecida como dermatite de contato, a alergia é resultado da reação da pele às substâncias químicas presentes em alguns cosméticos.

Solução: Se o problema não for grave, desaparece apenas com o uso regular de produtos especiais para peles sensíveis e cuidados com a depilação, descartando a cera ou a lâmina logo após o uso. Os perfumes também precisam ser evitados depois da depilação nas axilas.

• Irritação
É natural que a pele fique irritada e avermelhada após a depilação. Afinal, a pele da região sofreu traumas em decorrência das puxadas com a cera ou até mesmo do atrito com a lâmina.

Solução: Fazer compressas geladas no local, por cerca de cinco minutos, ajudam a reverter o quadro. Produtos para pele sensível, como hidratantes, sabonetes e até desodorantes com ativos naturais hidratantes também são bem-vindos.

• Assaduras
As assaduras podem acontecer após a depilação, seja pela agressão do procedimento ou pelo atrito da própria pele ou da pele com as costuras de tecido.

Solução: As pomadas de assadura com óxido de zinco são ideais para o dano. Cremes antialérgicos à base de corticoides são indicados nos casos mais graves, mas também é necessário dispensar roupas sintéticas e não usar duas vezes a mesma blusa, evitando a proliferação de bactérias e fungos na região das axilas.

Aryã Vassura

Por MinhaVida

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 7

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>