Antes de nascer, o feto sente as emoções que sua mãe vive na gravidez, além de reagir a diversos estímulos.
Você sabia que as emoções da mãe impactam o desenvolvimento do feto? Além disso, ele é capaz de ser estimulado através do ambiente e reagir a ele. Saiba como incentivá-lo e fortaleça ainda mais seu vínculo com o bebê ainda na barriga. A pediatra Beatriz Vorschirim Brocky comenta o assunto. Confira!
A partir do quinto mês, a audição do feto já está completamente desenvolvida: mesmo na barriga seu bebê sente gosto, reage à luz e é sensível ao tato. Mas é através da audição que ele tem contato com o mundo exterior, percebendo os ruídos do corpo da mãe, principalmente as batidas do coração.
Estudos indicam que a pulsação normal da mãe acalma o bebê, e a agitada deixa-o mais acelerado. Ele também se movimenta muito quando a mãe grita ou ouve música estridente. A música suave tranquiliza mãe e bebê. Por isso é importante que a mãe tenha uma gestação cômoda durante os nove meses.
A pediatra afirma que o bebê tem sensibilidade e percebe quando há algum problema. “Alguns acham que os bebês não entendem nada, mas isso não é verdade. Eles sentem tudo, têm muita sensibilidade para tudo ao seu redor e são estimulados por meio de todos os sentidos”, comenta.
COMO ACALMAR O BEBÊ
A primeira ligação do feto com a mãe se dá através da palavra. Não é de se estranhar que a voz da mãe tenha um efeito quase mágico e, logo após o nascimento, acalme o bebê, mesmo antes de ele reconhecer seu rosto.
Da mesma forma, a mãe que conversa durante a amamentação deixa o bebê mais relaxado. O comportamento da criança vai depender de como a mãe se portou durante a gravidez. “Se ela teve uma gravidez agitada, a criança pode se tornar insegura, dependente. Gravidez não é doença, mas requer cuidados. A mãe deve cuidar de sua saúde para passar bem-estar a ela mesma e ao bebê“, explica a médica.
Por isso, durante a gravidez, mande manifestações de carinho: assim seu pequeno perceberá que é bem-vindo.
5 DICAS PARA ESTIMULAR O SEU BEBÊ
- Massageie a barriga e converse com o bebê durante a gravidez. Ele precisa deste vínculo afetivo para saber que é amado e está sendo esperado pela família;
- Use sempre um tom de voz baixo. Fale coisas agradáveis e com bastante suavidade;
- Você pode contar histórias curtas e repetidas para ele;
- Cante suas canções preferidas ou coloque músicas de ninar para ele ouvir, antes e depois do parto;
- O pai também deve conversar com o bebê, para que ele se acostume com a sua voz.
Fonte: Mamães em foco – Legrand