Como ter uma boa saúde digestiva

downloadA saúde digestiva é diretamente afetada pelos alimentos que comemos e nosso estilo de vida. Ao seguir dicas para melhorar a digestão, você estará melhorando sua saúde como um todo e a sensação de bem-estar.

O bom funcionamento do intestino pode afastar o câncer colorretal.

A seguir vamos falar de algumas dicas que podem melhorar sua digestão e evitar problemas como constipação e prisão de ventre.

– Controle o estresse: muito estresse ou ansiedade podem fazer com que seu sistema digestivo trave, pois sua regularidade depende de uma boa medida de fatores emocionais.

– Ingerir fibras solúveis e insolúveis: a fibra insolúvel não pode ser digerida pelo organismo e, portanto, ajuda a adicionar volume ao bolo fecal. Já a fibra solúvel atrai para si a água e ajuda a melhorar a qualidade das fezes. Boas fontes de fibras insolúveis incluem farelo de trigo, legumes e grãos integrais. Para obter fibras solúveis, aposte no farelo de aveia, nozes, sementes e legumes.

– Mantenha-se hidratado: a água ajuda a dissolver gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre.

– Evitar os alimentos ricos em gordura: em geral, alimentos gordurosos tendem a retardar o processo digestivo, tornando-o mais propenso à constipação. A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável, mas os cortes gordos de carne podem levar a uma pior digestão.

– Café, álcool e cigarro: fumar e abusar de cafeína e álcool pode interferir negativamente no funcionamento do sistema digestivo e levar a problemas como úlceras estomacais e azia.

– Incorporar probióticos na dieta: eles são as bactérias saudáveis naturalmente presentes no trato digestivo e vão muito além de manter a saúde intestinal em dia. Os probióticos melhoram a absorção de nutrientes, ajudam a fortalecer seu sistema imunológico, e podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. Boas escolhas são o iogurte desnatado ou kefir, que têm pouca gordura.

– Exercite-se: o exercício físico regular ajuda a manter os alimentos em movimento através de seu sistema digestivo, reduzindo a prisão de ventre. Além disso, ele ajuda a manter um peso saudável, o que é bom para sua saúde digestiva.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 6 = vinte quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>