Crianças e Tecnologia

imagesNo mundo atual a base de tudo é a tecnologia, por onde andamos e olhamos tem pessoas com smartphones, tablets, ipad etc nas mãos. Até mesmo crianças já estão reféns da tecnologia. Praticidade e comodidade? Sim!! A tecnologia a qual temos acesso é capaz de ligar pessoas de todo o mundo, facilitando transações e convivência. Mas você sabe em qual momento toda essa tecnologia deixa de ser tão benéfica? Sabe se faz bem para as crianças?

Pesquisas revelaram que 66% das crianças entre 3 e 5 anos sabem jogar em smartphones, mas apenas 14% delas sabem amarrar os cadarços. Essa superexposição das crianças com as tecnologias e internet pode afetar o aprendizado, alterar o déficit de atenção, criar impulsividade e problemas em lidar com os sentimentos. Especialistas sugerem que a obesidade está ligada ao uso excessivo desses aparelhos, pois as crianças deixam de praticar as atividades físicas, além da privação do sono por falta de horários e o risco de desenvolverem dependência por tecnologia.
Uma criança de até dois anos não deveria ter exposição aos aparelhos eletrônicos, crianças de até 5 anos poderiam ficar no máximo 1 hora diante dos aparelhos e mesmo depois dos 13 anos a exposição não deveria passar de 3 horas. Porém com tantas recomendações os pais não se preocupam tanto, dizem que é necessário que a criança aprenda desde cedo a lidar com as novas tecnologias, alguns até fazem uso das tecnologias para evitar estresses dentro de casa.
Se os pais estão dispostos a tentarem diminuir a frequência com que as crianças usam esses aparelhos, devem dar um bom exemplo, pois não adianta nada tentar educar o filho se você não solta o celular ou tablete e isso com certeza será usado contra você.
Outra questão é a segurança das crianças quando acessam a internet, infelizmente muitos pedófilos fazem uso de redes sociais para terem acesso às vítimas. As recomendações são de que você oriente seus filhos a usar a internet de maneira adequada, evitar conversas com desconhecidos em chats e não divulgar dados pessoas como endereço e telefones pessoais. Existem ferramentas que bloqueiam determinados sites e que monitoram o que os pequenos estão fazendo. Deixar o computador, tablet ou notebook em uma área comum da casa também é recomendado.

Neste comercial de TV vemos como eles satirizam um bebê que nasce na era digital.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 6 = onze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>