Existe tratamento contra a cegueira?

glaucoma-olhos

 

Muito comum em pessoas com mais de 60 anos, a catarata, se não for tratada a tempo, pode levar à perda total da visão. Inclusive, a doença é considerada a principal causa de cegueira evitável no Brasil.

Mas, bem antes de chegar nesse estágio, ela já causa muitos problemas. Pois, mesmo quando só afeta parcialmente a qualidade da visão, atrapalha as atividades diárias, como ler, dirigir ou assistir televisão. Por isso, é importante identificar e procurar tratamento para catarata o mais cedo possível.

Na maior parte das vezes, a catarata está relacionada a uma mudança natural que acontece com o envelhecimento, que faz com que a lente interna do olho, chamada cristalino, fique mais opaca. Com isso, a visão diminui. Porém, outros fatores podem contribuir para essa alteração do cristalino, incluindo:

  • Algumas condições médicas – tais como diabetes, hipertensão e doenças oculares;
  • Alguns medicamentos – em especial, os esteroides;
  • Lesão ou cirurgia no olho – o risco de catarata aumenta se você já sofreu algum trauma ou operou o olho por causa de outro problema, mesmo se foi há muito tempo;
  • Defeitos do nascimento – em alguns casos, a criança nasce com catarata (catarata congênita) ou desenvolve na infância. A causa pode ser hereditária ou doenças que a mãe teve na gravidez, como rubéola ou toxoplasmose;
  • Estilo de vida – ser fumante, tomar bebidas alcoólicas em excesso e ter deficiências nutricionais;
  • Fatores ambientais – ficar muito tempo exposto ao sol, especialmente sem óculos de sol com proteção contra os raios ultravioleta (UV).

Tratamento para catarata é através de cirurgia simples

Se a sua catarata é menos acentuada, o médico pode prescrever o uso de óculos ou lentes de contato para ajudar você a enxergar melhor. Entretanto, essa é uma solução temporária. O único tratamento para catarata é a cirurgia, que é bastante eficaz para recuperar a sua visão. No procedimento, a lente natural do olho (chamada cristalino) que está danificada é removida e substituída por uma lente artificial.

A ideia de passar por esse procedimento pode deixá-lo inseguro, mas a cirurgia de catarata é simples e rápida – geralmente dura menos de uma hora. Você receberá anestesia local para adormecer a região do olho e poderá voltar para casa no mesmo dia. Caso os seus dois olhos precisem de cirurgia, eles serão operados separadamente, com semanas de intervalo.

Algumas pessoas não precisam operar assim que aparece a catarata, enquanto outras precisam operar logo. A urgência do tratamento para catarata depende de vários fatores, por exemplo: quanto a doença está afetando sua visão, em que velocidade ela está evoluindo e se está impedindo o tratamento de outro problema ocular. Só um médico pode fazer essa avaliação e indicar o melhor momento para fazer a cirurgia de catarata.

 

Quais são os sintomas da catarata?

Quando você olha através de uma janela embaçada, as coisas parecem todas desfocadas, não é? É mais ou menos assim que muitas pessoas com catarata enxergam o mundo. No começo, você pode não notar nada de diferente na sua visão, ou apenas mudanças pequenas. Mas, à medida que a doença avança, a visão fica menos nítida. Outros sintomas da catarata são:

  • Visão dupla (quando você vê duas imagens ao invés de uma);
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Ter dificuldade de ver bem à noite ou precisar de mais luz quando você lê;
  • Dificuldade para distinguir as cores;
  • Ver as cores brilhantes desbotadas.

Além de prestar atenção nos sintomas da catarata, também é importante visitar anualmente um oftalmologista para fazer exames de rotina – que podem detectar não só essa, mas também outras doenças oculares.

 

Existe alguma forma de prevenir a catarata?

Algumas ações simples podem ajudar a prevenir a catarata, embora não exista nenhuma maneira de eliminar completamente o risco:

  • Use óculos de sol para bloquear os raios ultravioletas;
  • Se você é fumante, tente diminuir ou parar;
  • Aumente o consumo de vegetais de folhas verdes, frutas e outros alimentos com antioxidantes.

 

Esta entrada foi publicada em alimentção, bronquiolite, cabelo, cosméticos importados, cosméticos veganos, creme, crianças, dentes, Depressão, derme e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 6 = trinta

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>