O que é o sonambulismo?

sonâmbulo sonanbulismo origem do sonanbulismo - drogadeliaNesse artigo vamos te explicar o que é o sonanbulismo e o que origina o sonabulismo, que é um disturbio hoje raro, porém com uma alta ocorrência. Clique para prosseguir a leitura.

O sonambulismo é um transtorno do sono relacionado ao psicologico que consiste em basicamente em levantar-se da cama, e andar ou praticar algum tipo de atividade enquanto que se faz durante acordado enquanto ainda está dormindo. Em termos médicos, o sonambulismo é um distúrbio do sono em que as funções motoras da pessoa afetada despertam, mas sua consciência permanece inativa. Trata-se, portanto, de um despertar desequilibrado do cérebro.
Estima-se que temos cerca de 1 a 15% da população mundial tenha tido pelo menos um episódio de sonambulismo e talvez não tenha se dado conta.

Por ser muito comum com jovens, hoje em dia o fato do sonambulismo não é mais caracterizado como um distúrbio do sono propriamente dito por especialistas da saúde, mas sim como uma variação do mesmo. Além do mais, o sonambulismo é identificado principalmente pelo andar pela casa, pode incluir ainda conversas e acontece na primeira metade da noite. Pode durar pouco tempo ou até 40 minutos e se repetir ao longo da noite. Durante esses episódios, a pessoa apresenta uma redução do estado de alerta, um olhar vazio e uma relativa ausência de resposta à comunicação com outras pessoas.

As principais causas exatas do sonambulismo ainda não foram totalmente esclarecidas até os dias de hoje. No entanto, a grande parte dos médicos apontam para uma série de fatores que podem aumentar e influenciar nas chances de uma pessoa vir a desenvolver episódios profundos de sonambulismo – principalmente durante a noite. Veja:

1- Ficar sem dormir por longos períodos
2- Fadiga
3- Estresse
4- Depressão
5- Ansiedade
6- Febre
7- Mudanças súbitas na rotina de sono
8- Determinados medicamentos
9- Ingestão de bebidas alcoólicas

E muitas das vezes, o sonambulismo pode ser algo decorrente de causas subjacentes que interferem na qualidade do sono de uma pessoa ao deitar, como:

1- Apneia do sono (apneia obstrutiva do sono é o tipo mais comum)
2- Narcolepsia
3- Síndrome das pernas inquietas
4- Doença do refluxo gastroesofágico
5- Enxaqueca
6- Hipertireoidismo
7- Traumatismo craniano
8- Acidente vascular cerebral (AVC)

Jonathan Silva

Esta entrada foi publicada em aparência, Atividade Física, dentes, derme, Dicas de beleza, rosto, Saúde, saúde mental e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 × nove =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>