O que fazer se sua criança pegou lêndias ou piolhos?


piolhos na cabeça da criança como evitar piolhos - drogadelia itapecerica da serraNesse artigo vamos falar sobre os casos mais comuns que ocorrem praticamente todas as crianças, claro há exceções, que aderem a esse tipo de parasita na derme. Clique para prosseguir a leitura.

É cada vez mais frequente nos filhos, quando principalmente em épocas de mais calor aparece, quando seus filhos se queixam daquela coceirinha na cabeça, isso é um sinal de pediculose em crianças de idade escolar.
Entre esse caso têm sido bem observado um aumento nesse sentido, sobretudo nos colégios. Os piolhos constituem um problema sanitário que independe de classe social, ou origem étnica.
O parasita que chamamos de piolho, chega à cabeça e se agarra a um fio de cabelo, onde se alimenta chupando o sangue pelo couro cabeludo. As fêmeas colocam os ovos (que chamamos de lêndias), que se agarram aos cabelos da vítima como chiclete. A lêndia tem a forma oval e é de cor branca que se distingue da caspa porque está agarrada e grudada nos cabelos. Desses ovos nasce o piolho que logo estará adulto e começará a pinicar e a colocar mais ovos.

Como evitar piolhos nas crianças

Os piolhos podem passar de uma cabeça para outra de uma maneira muito mais fácil do imaginamos. Por isso, é sempre necessário tomar algumas precauções quanto à higiene:
– Lavar os cabelos da criança com frequência.
– Pentear e escovar os cabelos diariamente.
– Revisar frequentemente a cabeça das suas crianças, sejam elas principalmente atrás das orelhas e na nuca.
– Limpar pentes e suas escovas com frequência.
– Não compartilhar os utensílios como pentes, bonés, elásticos de cabelo, grampos, etc.
O que fazer quando a criança está com piolhos?
Se por acaso você começar a notar a presença de piolhos e lêndias na cabeça das crianças, deverá fazer o seguinte:
– Molhar todo o cabelo assim como todo o couro cabeludo com uma loção antiparasitária, sendo preferivelmente à base de piretrinas, que encontrarão nas melhores farmácias como a Droga Délia. Não lavar o cabelo da criança antes de aplicar essa loção contra piolhos. Tão pouco deve se então tapar a cabeça com as toalhas, porque absorvem o produto. Pode-se cobrir a cabeça com uma touca plástica, que vai tornar a temperatura mais quente, como um verão para os piolhos. Se tratarão com shampoo ou loção pediculicida somente aquelas pessoas (sejam adultos, idosos ou crianças) que estejam infestadas. A utilização indiscriminada desses produtos nas crianças não é recomendável sem a ordem de um especialista.
– Passado o prazo de entre 2 a 4 horas, lavar o cabelo com shampoo normal ou pediculicida.
– Enxaguar bem com água e vinagre (uma parte de vinagre e duas de água), para favorecer a eliminação das lêndias.
– Não secar os cabelos com o secador.
– Uma vez enxaguado o cabelo, tirar as lêndias com a mão ou com um pente bem fino.
– Os pentes e todo tipo de adornos de cabelo, devem ser submersos uma hora em loção pediculicida, como uma forma de higienização. As roupas, bem como as toalhas, etc., devem ser lavadas com água quente, para ajudar a eliminar os piolhos.
– Todas as pessoas que convivem com a criança parasitada por piolhos, deverão ser revisadas, e se for o caso, tratá-las da mesma forma que a criança têm sido tratada.
– Nos dias em que se estiverem realizando o tratamento, após detectar a presença de piolhos e lêndeas, não ir à escola, para evitar infestação nas outras crianças.

Jonathan Silva

Esta entrada foi publicada em alimentção, aparência, cabelo, creme, derme, saúde da derme e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


um + 9 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>