Por que mulheres jovem não devem fazer mamografia

downloadA mamografia é um tipo de radiografia que permite visualizar pequenos nódulos impalpáveis nas mamas e é essencial para detectar o câncer de mama. No entanto, o exame não apresenta eficácia em um grupo determinado de mulheres: as jovens.

De acordo com informações de um oncologista clínico, mamografias não devem ser prescritas para mulheres jovens porque o exame não é capaz de detectar alterações nas mamas. “As mamas das mulheres mais novas são densas e, por isso, o exame torna-se pouco visível e não mostra com clareza as lesões na região”.

Quando fazer mamografia
O exame é indicado para mulheres com mais de 40 anos, geralmente entre os 50 e os 69, com frequência estabelecida pelo médico ginecologista que faz os exames ginecológicos de rotina.

Ultrassom das mamas
Nos casos em que uma investigação mais profunda é necessária, como em suspeitas de câncer de mama em ou cirurgias mamárias, o indicado para as mulheres jovens é o ultrassom das mamas, que converte ondas sonoras em imagens que possibilitam ver o tamanho, a localização e a consistências de possíveis nódulos. “Embora seja uma alternativa, ele não é um exame de rotina e deve ser indicado apenas quando houver necessidade”, recomenda o especialista.

Prevenção
Além disso, o oncologista alerta para a necessidade do autoexame, que deve ser realizado em casa, uma vez por mês, de preferência no meio do ciclo menstrual, próximo à ovulação, período em que as mamas não estão turgidas ou inchadas e para as consultas de rotina.

Aryã Vassura

 

Por BolsadeMulher

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


seis + 8 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>