Previna os pontinhos pretos do nariz

cravos-420x280Os pontinhos pretos no nariz geralmente são cravos e costumam aparecer nos poros mais dilatados, um problema muito comum e que pode ser causado por diversos fatores ou em alguns casos são glândulas sebáceas dilatadas, que se parecem com cravos quando são espremidos, mas não são.

Independente da situação, esses pontinhos sempre estão relacionados a uma origem comum: a pele oleosa. E o nariz é o mais atacado justamente por ter um número maior de glândulas sebáceas do que outras regiões do rosto. Além disso, o entupimento dos poros aumenta o problema.
Algumas atitudes do dia a dia reduzem o problema! Abaixo seguem seis dicas de como evitar esses pontinhos.

Faça a limpeza adequada
Como a obstrução dos poros é uma causa comum desses pontinhos, limpar a pele é essencial para que eles não se formem, pois retira tanto a queratina produzida em excesso pelo corpo como qualquer eventual substância externa que possa bloqueá-los exageradamente, impedindo assim a respiração da pele e evitando a formação de cravos e espinhas.

Não remova sebo demais
Se você remove muito a oleosidade da pele, o organismo entende que o sebo está acabando, então ele produz mais, dessa forma os poros ficam mais dilatados e o problema se agrava. Isso pode acontecer devido ao excesso de lavagens ao longo do dia ou por causa do tipo de produto que você usa para higienizar a pele.

Não espremer
Não, não pode espremer os pontinhos pretos. Na verdade, ficar espremendo os pontinhos só piora o quadro. Quando os pontinhos são cravos ou poros obstruídos, você só espalha o problema. Além disso, quanto mais você espreme um poro, mais ele se dilata, expondo ainda mais os pontinhos pretos.

Use os produtos certos
Se você tem pele oleosa, precisa saber muito bem o tipo de produto que aplica sobre a sua pele, afinal produtos em cremes ou com consistência mais pesada costumam bloquear mais os poros do rosto, piorando o problema.

Protetor Solar
O protetor solar protege a pele de diversas formas, já que o sol não muda só a cor da pele. Os filtros solares diminuem a passagem de raios ultravioletas na pele, então, aquece menos a glândula sebácea. Quanto menos ela se aquece, menos produz sebo. Por isso que o protetor solar de forma geral diminui essa condição.

Produtos que eliminam ou que escondem os poros
Existem diversos produtos cosméticos que prometem maquiar os poros, mas eles só fazem isso mesmo: escondem o problema, sem resolvê-lo diretamente. Há cosméticos que disfarçam os poros como o primer, que ajuda no aspecto visual. Mas o importante é visitar o dermatologista para tratar os poros dilatados com uso de produtos à base de ácido ou até mesmo tratamentos estéticos como laser e peeling.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× quatro = 32

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>