Alcachofra

como-comprar-alcachofra-cha-de-alcachofra-alcachofraA alcachofra é uma hortaliça típica de inverno e muito enraizada na dieta mediterrânea. No entanto, podemos encontrá-la nos mercados de quase todo o mundo.

Por isso, não deveríamos ter nenhuma dúvida em levá-la do mercado para nossa cozinha para descobrir tudo o que a alcachofra pode fazer por nossa saúde.
De acordo com especialistas em medicina e nutrição, a alcachofra é uma autêntica “destruidora de toxinas”: seu conteúdo a base de enzimas naturais, vitaminas e minerais são aliados diretos de nosso fígado.

Alcachofras para regenerar seu corpo
Como já sabemos, muitos dos alimentos que ingerimos todos os dias não são eliminados com tanta facilidade. As gorduras saturadas e muitos dos conservantes e químicos procedentes da comida pré-cozida tendem a se armazenar em nossos tecidos, a inflamar e a tornar lento o trabalho do fígado.
• É bom incluir em nossa dieta vegetais como a alcachofra para ajudar a depurar e, de certo modo, “regenerar” o organismo.
• A alcachofra tem pouquíssimas calorias. Por outro lado, graças as suas fibras e ao seu alto poder antioxidante harmonizamos a função hepática e favorecemos o trânsito intestinal.
• Também combatemos a retenção de líquidos e melhoramos nossa digestão.
O consumo regular de alcachofras favorece o bom funcionamento de todos os nossos órgãos, regulando inclusive a pressão arterial. Tudo isso nos deixa mais saudáveis, mais leves e com mais energia.beneficios-da-alcachofra-162840535

As alcachofras fortalecem o sistema imunológico
• Saiba que as alcachofras são um dos alimentos mais ricos em antioxidantes.
• De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, uma alcachofra proporciona os mesmos antioxidantes que uma taça pequena de vinho ou um punhado de mirtilos.
• Graças as antocianinas e a quercetina, nos protegemos com mais efetividade frente ao risco do câncer e fortalecemos nossas defesas.

O poder digestivo das alcachofras
• Para ter uma boa digestão é necessário consumir entre 30 e 38 gramas de fibras dietéticas por dia no caso dos homens e entre 21 e 25 gramas no caso das mulheres.
• O consumo de fibras combate muitas doenças relacionadas ao intestino e ao câncer de cólon.
• Uma das principais fontes de fibras que se encontra nas alcachofras é a inulina, um tipo de probiótico muito poderoso, já que fortalece as “bactérias boas” no intestino.
• Com apenas 120 gramas de alcachofra conseguimos 10,3 gramas de fibra dietética.
• Outro aspecto interessante é que, graças à cinarina, aumentamos a produção de bile, de modo que ajudamos a acelerar o movimento dos alimentos e dos resíduos e reduzimos a sensação de inchaço abdominal.

Regula e cuida da saúde arterial
• Consumir ao longo da semana entre 3 e 4 alcachofras irá ajudar muitíssimo. Por isso, não tenha dúvidas e aproveite também a água resultante do próprio cozimento das alcachofras.
• Se você adicionar suco de limão e beber ao longo do dia, conseguirá controlar o colesterol ruim (LDL) e favorecer além disso a perda de peso.210eab55fc20f0784162bb1fa1a5144a

Mantenha sempre uma dieta variada e equilibrada onde não faltem as proteínas, as fibras, e os tipos de nutrientes que os vegetais tão medicinais como a alcachofra trazem.
As alcachofras não são recomendadas para aqueles pacientes que sofrem de cálculos na vesícula, isso se deve ao fato de que este vegetal estimula a produção de bile e, por isso, pode ser contraindicado.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três + 4 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>