Células-tronco serão o foco da inovação da linha de produtos de beleza no futuro

celulas tronco para belezaCélulas-tronco serão o futuro da engenharia química voltada para cosméticos em um futuro próximo, serão até mesmo vendida como produtos de beleza. Clique para prosseguir.

Células-tronco são tidas como a esperança de cura de doenças tidas como incuráveis ou sem solução como a diabetes e demais doenças degenerativas, as células-tronco agora são também foco atualmente de pesquisa para o uso em tratamentos de beleza e estética. Muitos cirurgiões plásticos mundo afora estão testando mais essa aplicação e começaram a oferecer a seus pacientes procedimentos estéticos com base no uso das células-tronco adultas para poder promover o rejuvenescimento da face ou dar mais volume aos seios e ao bumbum também. Isso já está ocorrendo em países como o Japão, os Estados Unidos e a Áustria. No Brasil, a Clínica Ivo Pitanguy, que fica no Rio de Janeiro, está entre os centros que se dedicam à investigação do método. Até o final desse ano, um grupo de pacientes do especialista deverá então receber injeções de gordura humana enriquecida com células-tronco na face, para poder auxiliar a combater as marcas da passagem do tempo. “Na primeira fase do nosso estudo, conseguimos separar a camada inteira de células-tronco da gordura por um processo de centrifugação”, diz Natale Amorim, assessora científica do centro médico.

Divulgado em eventos de cirurgia plástica, o método está causando polêmica. Na semana passada, por exemplo, o atual Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou um grande alerta chamando a atenção dos médicos para a falta de estudos que comprovem a eficiência e a segurança da técnica, que é experimental. A entidade recomenda que haja cautela e afirma ainda que não há possibilidade de uso dessa terapêutica fora de centros de pesquisa.

A terapia consiste em ministrar injeções de gordura da própria paciente misturadas a um concentrado feito a partir das suas células-tronco. Para que isso, a pessoa se submete a uma lipoaspiração para a retirada de tecido adiposo, em geral de uma área do corpo em que a gordura esteja sobrando. Uma parte da amostra contida com gordura é reservada, enquanto outra é processada para que dela sejam extraídas as células-tronco adultas. Depois, essas células que serão adicionadas à gordura armazenada que será usada para remodelar a face, mãos e colo e ou aumentar seios, bumbum e pernas.

Na verdade, o que os pesquisadores estão fazendo é uma maneira de reciclar uma técnica praticada desde os anos 1980, a famosa lipoescultura ou lipoenxertia, que é feita com a aspiração da gordura da paciente onde ela sobra para injetar onde falta.

Jonathan Silva

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 × três =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>