Como banhar o bebê pela primeira vez

banho bebe - drogadeliaNesse artigo vamos te mostrar como se deve dar banho pela primeira vez em um recém-nascido. Nesse artigo você saberá dos maiores cuidados que deverão ser realizados quando for dar banho em um recém-nascido. Clique para prosseguir a leitura.

São muitas os questionamentos, as dúvidas, e também as perguntas que as mamães e os papais fazem um ao outro quando têm que dar o banho no seu bebê pela primeira vez, após deixar o hospital. Mas normalmente se estes se sentem inseguros e ansiosos, e até mesmo com um pouco de medo, principalmente quando são pais de primeira, e têm que banhar seu bebê.
Muitos têm suas dúvidas de como lavar as orelhinhas, qual a temperatura ideal da água, e muitos outros detalhes que envolvem de como banhar o bebê recém nascido. Mas, fiquem tranquilos, são as dúvidas normais, que são compartilhadas por muitas famílias diferentes. O seu bebê precisa de pelo menos dois ou três banhos semanais nas temporadas mais frias. Em épocas mais que são quentes, poderá banhá-lo com mais frequência.

Descubra o passo a passo de banhar seu bebê recém nascido

A melhor maneira de adquirir segurança em banhar sua criança, é organizar todo o ambiente a sua volta. E para fazer isso, nada pode ser melhor do que reunir e ter ao alcance das suas mãos tudo o que for necessário para o banho do seu bebê. Para dar banho em um bebê pequenino é necessário de sabão neutro, toalha de algodão, pentes ou escovinha macia, sua roupa deve estar limpa, o shampoo deve ser adequado para bebês, fraldas, uma banheira (seja móvel ou fixa), e uma esponja macia (opcional, mas essencial para machucar a pele do bebê).
Quando você tiver todo o material necessário, lave as suas mãos, e logo em seguida feche bem a sua porta e a janela do local de onde dará banho no bebê, para evitar correntes de ar, e siga esses passos:

1- Comprove que a banheira esteja limpa. Encha a banheira com água morna. Utilize o cotovelo ou a parte interior da munheca para comprovar que a temperatura é apropriada. Pode utilizar um termômetro de banho. A água não deve superar os 30ºC.
2- Tire a roupinha do bebê, e limpe-o a área das fraldas, e envolva-o numa toalhinha.

3- Limpe o seu rostinho e as orelhinhas com um pedaço pequeno de algodão úmido.
4- Sustente o seu bebê com teu braço direito, do mesmo jeito como se fosse lavar uma bola, incline-o sobre a banheira, e com a mão tua esquerda, lave sua cabeça e com o mínimo de shampoo. Enxague-se bem e se seque para escovar depois.
5- Lavada a sua cabeça, sustente os ombros do seu bebê com uma mão, introduzindo os dedos por debaixo da axila e sustentando as pernas ou o bumbum com a outra mão.
É bastante importante não deixar de sorrir para o bebê e falar com ele enquanto o banha.
6- Introduza o seu bebê na água. Mantenha uma das suas mãos por debaixo dos seus ombros, de modo que se mantenha os ombros e a cabeça fora da água, e ainda utilize a outra mão livre para lavá-lo.
7- Com ou sem uma esponja, lave, e enxague, e seque o bebê de cima a baixo. Primeiro comece com o peito, em seguida os braços, as mãos, até as pernas e os pés.
8- Vire o bebê para lavar as costas, e depois o bumbum.
9- Uma vez que o bebê esteja limpo, e sequinho, levante-o com uma certa suavidade e cubra-lo com uma toalha macia.
10- Seque o bebê bem, com cuidado, e depois o envolva para dar-lhe calor.

Jonathan Silva

Esta entrada foi publicada em cabelo, como cuidar de recém-nascidos, crianças, derme, Dicas de beleza, medicina, olhos, recém-nascidos, Saúde, saúde da derme, saúde das crianças, saúde infantil, Sem categoria, shampoo, xampu e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 8 = zero

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>