Cuidados diários com a pele

pele1Os cuidados com a pele podem parecer simples, mas são de extrema importância. Veja neste post algumas dicas de como cuidar da sua pele.

Higiene
É ideal fazer a limpeza da pele duas vezes ao dia (pela manhã e pela noite), esse fator é importante para impedir o acumulo de sujeiras como resíduos de maquiagem e outros produtos, de poeira e o excesso de oleosidade. Dê preferência para produtos do seu tipo de pele e para o uso sabonetes líquidos. Loções tônicas ajudam a remover os traços de oleosidade, sujeira e maquiagem que o sabonete não conseguiu remover e podem ser usados para retirar a maquiagem também. Em relação a higiene uma dica importante é realizar esfoliação na pele por pelo menos duas vezes na semana para retirar as células mortas, estimulando a renovação celular e dando uma aparência mais viscosa à pele.

Hidratação
A hidratação ajuda na manutenção da beleza da pele e do viço, mantém a integridade da camada de proteção cutânea e evita problemas como a descamação, o envelhecimento, o ressecamento, possíveis irritações e infecções.
A hidratação deve ser diária com produtos adequados ao seu tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. Mesmo as peles oleosas devem ser hidratadas, com produtos à base de água para não aumentar a oleosidade da pele.
A hidratação deve ser externa e interna, por isso a ingestão diária de água deve ser de no mínimo dois litros. Outras medidas que auxiliam a manter a pele bem hidratada:
• Evitar exposição excessiva ao sol
• Manter uma alimentação baseada em frutas e verduras, que contenham muitas fibras
• Evite banhos muito quentes e o uso excessivo de sabonetes e buchas.
• A esfoliação excessiva pode prejudicar a hidratação da peleproteor

Proteção Solar
A radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações (bronzeamento, surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas). Outro problema da exposição solar excessiva é a causa de tumores benignos ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. A maioria dos canceres de pele está relacionada à exposição ao sol. Evite essa exposição ao sol no horário entre as 10h e 16h e sempre use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou mais.

Como escolher o protetor solar
• Sempre verificar o FPS
• Verificar se é resistente a água
• Verificar o “veiculo” do produto ( gel, creme, loção, spray), pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade.
Como aplicar o protetor solar
O protetor solar deve ser aplicado ainda em casa e reaplicado de duas em duas horas ao longo do dia se houver muita exposição ao sol. A quantidade recomendada de aplicação é de uma colher de chá rasa para o rosto e de três colores de sopa para o corpo. O filtro solar deve ser usado mesmo em dias de chuva ou tempo nublado.
Aryã Vassura

Por Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro × 6 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>