Cuidados na Gestação

Guia-de-gestação-semana-a-semana-–-25-e-26-semana-mamaeNa gestação é comum que as mulheres passem por várias mudanças, desde emocionais até psicológicas e físicas. O que muitos não sabem, entretanto, é que a visão da gestante também pode sofrer durante esse período.

Tudo porque os altos níveis de progesterona, hormônio fundamental na gravidez, podem afetar o colágeno da córnea e ocasionar distúrbios temporários ou até permanentes.

O que acontece?
As altas doses de progesterona, hormônio fundamental na gravidez, podem afetar o colágeno da córnea e ocasionar distúrbios tais como a síndrome do olho seco, sensibilidade à luz, mudança no grau ocular e visão manchada. Segundo oftalmologistas a síndrome do olho seco é um problema temporário e tende a sumir logo após o nascimento do bebê.
No entanto, as variações hormonais também podem ocasionar mudanças refrativas como o aumento da espessura e da curvatura da córnea e o aumento da curvatura do cristalino que poderão, em algumas situações, levar ao aumento da graduação dos óculos ou lentes de contato. Os sintomas mais frequentes para detectar a mudança são tontura e dores de cabeça.
A chamada visão manchada ou a percepção de pontos pretos na imagem pode significar pressão alta na gravidez e exige também bastante cuidado. De acordo com o especialista, esse quadro requer acompanhamento médico, pois os níveis elevados de pressão sanguínea podem ocasionar o deslocamento da retina.mae-bebe-recem-nascido-colo-1417809763504_615x470Atenção aos sintomas e hábitos associados:
-Os principais sintomas são a perda temporária da visão, embaço, maior sensibilidade à luz e formação de flashes. No Brasil, cerca de 7% das gestantes desenvolvem a doença.
-Durante a gravidez, existe um aumento na produção do hormônio lactogênio placentário, que inibe a produção de insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue. Altas taxas associadas ao diabetes podem danificar os vasos sanguíneos que alimentam a retina, ocasionando na visão problemas relacionados à nitidez e ao foco.
Especialistas aconselham que a gestante conte com um acompanhamento médico, incluindo visitas ao oftalmologista; tenha cautela ao usar medicamentos, pois a medicação errada pode ocasionar complicações na gravidez e opte sempre por um estilo de vida saudável. Isso também irá ajudar a prevenir que doenças prejudiquem a visão do bebê, principalmente durante o parto.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 6 = doze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>