Diferenças entre a Gripe Comum e a Gripe H1N1

gripeCom as mudanças frequentes de temperatura e principalmente com a chegada do Outono/ Inverno a imunidade do corpo cai e dá espaço para as doenças. As mais comuns são a gripe comum e a Influenza H1N1, ou Gripe A, que podem ser confundidas entre si. Saiba como diferenciá-las.

– Características da gripe comum

Sintomas
Iniciam-se repentinamente e, segundo especialistas são caracterizados por calafrios, febre acima de 38ºC, dor de garganta, musculares e de cabeça, tosse, espirro, irritação nos olhos, congestão nasal e fadiga. Porém, nem sempre desenvolve-se todos os sintomas.

Duração
Uma gripe comum dura cerca de uma a duas semanas.

Tratamento
Para a febre, dor de cabeça e muscular indica-se antitérmico e analgésico. Mas beber bastante líquido e lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a limpar as vias aéreas, mas também se avalia a necessidade de outros medicamentos.

Vírus Gripe Comum

Vírus Gripe Comum

– Características da gripe H1N1

Sintomas
Os sintomas são praticamente os mesmos da gripe comum, porém costumam ser mais intensos. No entanto, pode haver mais calafrios, além de tosse seca e contínua, diarreia e até vômitos, náuseas e rouquidão. Segundo uma pesquisa feita por cientistas americanos e holandeses, o vírus H1N1 replica-se com muita facilidade nas regiões próximas aos pulmões, podendo infectar o órgão, enquanto o da gripe sazonal costuma permanecer na região do nariz até à traqueia. Por isso, a gripe A é considerada mais grave.

Duração
De uma a duas semanas e os sintomas podem não aparecer todos juntos. No entanto, dor muscular e febre são frequentes.

Tratamento
Além de repouso, recomenda-se a ingestão de líquidos, alimentação saudável e medicamentos para aliviar os sintomas (antitérmicos, analgésicos, descongestionante, xarope…). Especialistas dize que é importante procurar o médico caso haja falta de ar, dificuldade de respirar e prostração intensa, pois indicam que o quadro pode ter se agravado. No hospital é feito um exame chamado PCR que vai revelar se há a presença do vírus H1N1. Em caso positivo, um antiviral específico para este tipo de gripe é receitado e tomado nas primeiras 48 horas do início dos sintomas para prevenir complicações no sistema respiratório.

Vírus H1N1

Vírus H1N1

Como prevenir a gripe?
Nos dois casos, a melhor forma de prevenção de gripes é tomar medidas simples no dia a dia, como evitar lugares muito fechados, lavar muito bem as mãos com água e sabão sempre que chegar da rua, limpar o nariz em lenços descartáveis e vacinar-se.tabela-gripe

Diferenças entre gripe e dengue
Os sintomas de gripe e dengue são realmente parecidos, mas, no caso de dengue, não há coriza, tosse nem dor de garganta. “Além disso, aparecem manchas vermelhas no corpo, coceira e dor muscular bem intensa”, alertam os especialistas. Eles também lembram que pode haver queda no número de plaquetas, por isso, geralmente, pede-se um hemograma além do PCR para ter o diagnóstico. Cuidado com remédios que contenham ácido acetilsalicílico na fórmula, pois podem provocar dengue hemorrágica, levando à morte. Deve-se procurar o médico ao primeiro sinal de febre alta.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 5 = quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>