O que significam feridas nas narinas

feridas no nariz drogadeliaFeridas nas narinas aparecem geralmente devido a muitas situações diferentes, como alergias, rinite ou uso frequente e prolongado de soluções nasais, sendo essas feridas percebidas por meio do sangramento nasal ao limpar o nariz, uma vez que esses fatores levam ao ressecamento da mucosa. As feridas que surgem como consequência dessas situações não são graves e são fáceis de tratar. Clique para saber mais.

Já se pensarmos doutra perspectiva, quando além da ferida a pessoa sente dores e nota sangramentos excessivos e bastante frequentes, pode ser sinal evidente de situações mais bem mais graves, como infecções ou surgimento de cânceres, por exemplo, sendo algo importante de se consultar num escritório clínico geral ou otorrinolaringologista para que seja feita uma avaliação e possa ser indicado o tratamento mais adequado de acordo com a situação da saúde do paciente.

1. Ambiente seco
As alterações climáticas, principalmente na altura do inverno, em que o ar é ainda mais seco, podem também nos levar à ter de feridas no interior do nosso nariz, além do mais, a pessoa pode sentir a pele do rosto e os lábios mais secos.

2. Uso prolongado de soluções nasais
O uso prolongado de soluções nasais descongestionantes sem recomendação médica pode causar secura demasiada das vias nasais, facilitando a formação das feridas. Além disso, causa efeito rebote, o que significa que o organismo pode produzir ainda mais secreções, podendo incrementar a inflamação das vias nasais. O melhor nestas situações é evitar o uso de descongestionantes químicos por mais de uma semana e então substituí-las por soluções salinas naturais hipertônicas, que são soluções que contêm água do mar com um alto teor em sal, com propriedades descongestionantes como por exemplo a Vapomar da Vicks, Sorine H, Rinosoro a 3% ou Neosoro H.

3. Sinusite
A sinusite é uma inflamação nos seios nasais que gera sintomas tais como a dor de cabeça, escorrimento nasal e sensação de peso no rosto. O corrimento nasal excessivo provocado por esta doença pode nos causar irritação das vias nasais e formação de feridas no seu interior.

4. Alergias
As alergias são uma das causas mais típicas de inflamação de nossas vias nasais, o que pode acontecer devido a um contato com o pelo de animais como cães e gatos, poeira ou até mesmo pólen de plantas, por exemplo, tornando a mucosa mais bem mais frágil e suscetível à formação de feridas. Além do mais, assoar o nariz muitas vezes pode também ocasionar irritação à pele do nariz, tanto interna como externamente, levando ao ressecamento e à formação de feridas.

5. Agentes irritantes
Certas substâncias como produtos de limpeza abrasivos, químicos industriais e a fumaça de cigarro podem nos também irritar o nariz e com isso provocar feridas internas. Além disso, na maioria dos casos, o contato deste tipo de agente também causa sintomas a nível respiratório, como tosse e dificuldade para respirar.

6. Acne
As feridas no nariz também podem ser causadas devido ao aparecimento de espinhas, que podem ser formadas como consequência da inflamação e infecção dos folículos pilosos, podendo provocar dor e liberar pus.

7. Lesões
Lesões como esfregar, arranhar ou impactos com o nariz podem danificar a pele delicada do seu interior, podendo ocasionar sangramento e levar à formação de feridas. Nestes casos deve-se evitar tocar nessas feridas para poder permitir que se cicatrizem corretamente. Sobretudo, demais lesões mais comuns, especialmente nas crianças, como colocar algum pequeno objeto no nariz também podem nos causar sangramento.

8. Uso de drogas
A inalação de drogas como poppers ou cocaína, por exemplo, pode causar sangramento e lesões graves na região das narinas, isso porque acontece ressecamento da mucosa, favorecendo o aparecimento de feridas que são de difícil cicatrização.

9. Infecção pela AIDS
As infecções pelo vírus da AIDS podem causar sintomas de sinusite e rinite, que são doenças que provocam inflamação de vias nasais. Além disso, o vírus da AIDS por si só pode chegar a causar lesões nasais doloridas, que podem sangrar e que são de lento tempo para cicatrizar. Alguns exemplos das lesões mais comuns em caso de HIV são o abcesso do septo nasal, úlceras herpéticas e o sarcoma de Kaposi, por exemplo.

10. Herpes
O vírus Herpes simplex geralmente causa o surgimento de feridas nos lábios, mas também causa lesões na região interna e externa do nariz. As feridas causadas por este vírus horrendo têm uma aparência de pequenas bolinhas doloridas que contêm em seu interior um líquido transparente. Quando estes estouram, as feridas podem liberar o líquido e espalhar todo o conteúdo desse vírus para outros locais, sendo recomendado evitar tocar nas lesões e procurar recomendação médica.

11. Câncer
Feridas que aparecem dentro da cavidade nasal, que sejam persistentes, que não saram ou que não respondam a nenhum tratamento tradicional, podem indicar o surgimento de câncer, principalmente se manifestarem diversos sintomas como sangramento e corrimento nasal, formigamento facial e dor ou pressão nos ouvidos. Nestes casos é recomendado ir imediatamente ao médico.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 + seis =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>