Puberdade precoce em meninos e meninas

pbA puberdade é uma fase comum na vida de qualquer pessoa, quando o corpo da criança começa a se desenvolver no corpo de um adulto. No entanto, esse período pode ser bem confuso, pois o corpo passa por diversas transformações e o adolescente não sabe. E o processo pode ser ainda mais delicado quando essas mudanças acabam ocorrendo mais cedo do que o previsto. Esse quadro é chamado de puberdade precoce.

A puberdade precoce é caracterizada quando a puberdade se inicia antes dos oito anos nas meninas e antes dos nove anos nos meninos. Os primeiros sinais da puberdade são o crescimento inicial dos seios nas meninas e o aumento do volume dos testículos nos meninos. Em ambos, também apareceram pelos pubianos, aqueles mais grossos e encaracolados. Quando isso ocorre antes dessas idades, é sinal de que algo está errado.

Em geral, a puberdade precoce é dividida em dois tipos: o quadro é classificado como central quando a causa tem origem no cérebro; quando o problema é causado por algum problema em outras regiões do corpo, ai é chamado de puberdade precoce periférica. Em geral, a puberdade precoce periférica pode estar relacionada a problemas nas glândulas sexuais, nos ovários e nos testículos, e é bem mais rara do que o quadro central.

Problemas hormonais
A puberdade é um processo desencadeado pela ação de diversos hormônios, e todo o processo é comandado pela hipófise, uma glândula de um centímetro de diâmetro localizada no cérebro.

Fatores genéticos
É muito comum que a puberdade precoce seja algo familiar. A puberdade precoce pode ser uma característica familiar, geralmente de causa idiopática, ou seja, sem nenhuma patologia associada.

Tumores
Em algumas raras ocasiões a puberdade precoce pode ser causada pelo aparecimento de algum tumor, principalmente na hipófise.

Obesidade infantil
A obesidade infantil é considerada um fator de risco para puberdade precoce, de acordo com alguns estudos.

Baixo peso ao nascer
O baixo a peso ao nascer também é um fator de risco para puberdade precoce. Aparentemente a aceleração que estes bebês apresentam para a recuperação do peso nos primeiros anos de vida está associado ao maior risco de desenvolver a puberdade precoce em relação à população geral.

Condições familiares e de ambiente
Alguns estudos também apontam a relação entre o ambiente familiar e o aparecimento precoce dos sintomas da puberdade.

Contato com hormônios externos
A puberdade precoce pode ser desencadeada através do contato com disruptores endócrinos, substâncias que causam uma antecipação da liberação dos hormônios ligados à puberdade.

Outras condições de saúde
Outras condições de saúde também pode desencadear a puberdade precoce, principalmente se ocorrerem no cérebro e na hipófise. Traumas na cabeça e infecções neurocentrais pode causar o desenvolvimento prematuro das crianças.

Aryã Vassura

Esta entrada foi publicada em Dicas de beleza e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− três = 3

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>