Como escolher o melhor protetor solar neste verão

protetor-solar

 

O protetor solar ajuda a evitar manchas, queimaduras, envelhecimento da pele e doenças, como o câncer de pele. Por isso, ele deve ser usado durante todo o ano e, principalmente, no verão, quando a exposição ao sol é mais forte. Mas, como escolher o melhor protetor solar? Atualmente, há uma variedade enorme de produtos e é difícil saber qual é a melhor opção. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas.

Composição do melhor protetor solar

O melhor protetor solar varia de acordo com a pele de uma pessoa, idade ou situação em que ela está. Mas entender a composição do filtro solar irá ajudar a escolher o melhor protetor solar para você. Ele pode ser de duas formas:

Físico ou inorgânico – composto por dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma barreira contra a radiação UVA e UVB, e refletem os raios. Ideal para crianças, pessoas com alergia e gestantes;

Químico ou orgânico – possui moléculas que absorvem a radiação ultravioleta e a transformam em calor.

Fatores de proteção do protetor solar

Um protetor solar eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. Por isso, os rótulos dos filtros indicam os fatores de proteção. Lembrando que as peles mais claras são mais sensíveis ao sol, portanto, precisam que os fatores sejam altos. Veja quais sãos os fatores de proteção:

FPS – proteção da pele contra os raios UVB, que atingem as camadas mais superficiais da pele, são responsáveis pelas queimaduras e causam vermelhidão. O FPS mínimo recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é 30. Um protetor com FPS 30 bloqueia 97% dos raios UVB. Já um protetor com FPS 50 bloqueia 98%.

Proteção FPS
Baixa 6 a 14
Média 15 a 29
Alta 30 a 50
Muito Alta Mais que 50

FPUVA ou PPD – proteção da pele contra a incidência de raios UVA, que atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo fotoenvelhecimento e doenças, como o câncer de pele. Não são todos os protetores que indicam o valor do PPD (Persistent Pigment Darkening), mas ele deve ser sempre ao menos um terço do valor do FPS.

Tipos de protetores solares
Saber se a pele é seca, mista ou oleosa é fundamental na hora de escolher entre filtros solares do tipo spray ou creme. Veja o que é indicado para cada perfil:
  • Creme e loção – indicados para peles mistas a secas;
  • Spray e gel – indicados para as peles mais oleosas;
  • Oil-free – tende a causar menos cravos e acne.
Além disso, os protetores solares podem ser para rosto ou corpo, resistentes à água ou para situações específicas, como a prática de esportes. Utilize o filtro solar adequado para cada ocasião. Dessa forma, a saúde da pele estará mais protegida e ela não sofrerá alergias ou acne.
Como e quando passar o protetor solar?
Além de escolher o melhor protetor social, é essencial saber como e quando aplicá-lo na pele. Siga as orientações:
  • Aplique o protetor 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva;
  • Reaplique o filtro a cada duas horas;
  • Passe o protetor novamente após transpiração intensa ou natação;
  • Aplique uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá para o rosto e três colheres de sopa para o corpo adulto, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área exposta desprotegida;
  • Não se esqueça de passar protetor nas partes mais vulneráveis como: orelhas, pescoço, nariz, pés e mãos.
Todas as pessoas, independentemente da raça, etnia ou idade, sofrem com a exposição excessiva ao sol. Portanto, escolha com muito cuidado o filtro solar e proteja a pele, o maior órgão do corpo humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


um × 5 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>